Cuidados: orientações gerais para seu cãozinho.

Período de Vacinação

Período mais importante da infância do animal, devido a sua fragilidade orgânica e relativa facilidade de contrair doenças infecto-contagiosas, como as viroses. Ele estará pronto para defender-se dessas doenças somente 15 dias após ter recebido a última dose do seu quadro de vacinação inicial.


Deve-se iniciar aos 45 dias de idade, com a primeira dose da vacina chamada déctupla (ou VH-10). O reforço tem que ser feito de 30 em 30 dias. No total, serão três doses de VH-10 e uma de raiva, sendo quem uma vez ao ano, deve-se repetir uma dose de cada uma delas.

Respeitando-se os dias das vacinas e seus reforços, ele estará protegido durante um ano inteiro contra doenças.


É muito importante que durante todo o período de vacinação seu filhote não tenha contato com animais "desconhecidos", não tome friagem, não sofra nenhum tipo de estresse e não passeie na rua.

Quando sair de casa, leve-o sempre no colo para evitar o risco de contrair doenças, pois seu filhote ainda está muito frágil.

Reprodução

O primeiro cio pode acontecer entre 6 a 12 meses de idade, e a partir daí, deverá se repetir em intervalos de seis meses com duração de duas a três semanas cada.

  • É aconselhável esperar o terceiro cio ou um ano e meio de idade para a reprodução.




Dentes

Seu cãozinho trocará os dentes de leite por dentes permanentes, em média, aos quatro meses de idade. É necessário escovar os dentes três vezes por semana com escova infantil de boa qualidade, como: Tandy, Periogard (uso humano), Dog Dental (uso veterinário), etc. O bicarbonato de sódio também é muito importante para a higiene dos dentes.

Higiene

Recomendamos banhos após o término do período de vacinação, o mesmo referindo-se para tosa em cães (para aqueles que podem ser tosados). Para limpar seu filhotinho, você poderá utilizar produtos próprios para banhos em filhotes (banho seco), tomando o cuidado para não resfriá-lo. Pode-se também utilizar talcos específicos, colônias para cães, etc.

Após esta fase de vacinação, os banhos devem ser dados com água morna e sabonete neutro específico para cães, ou sabonete infantil de boa qualidade (Johnson's e Dove), no máximo uma vez por semana. Os pêlos devem ser escovados no mínimo duas vezes por semana.

Vermifugação

Seu animalzinho deve ser vermifugado a partir de 15 dias de vida. Quando adultos, devem ser vermifugados de 2 a 4 vezes ao ano, sempre sob a orientação do médico veterinário, que saberá informar qual tipo de droga é mais indicada para o tipo de verme de seu animal.

Se o seu animalzinho frequentar o litoral, é importante que o proteja contra a dirofilariose (verme do coração), que é transmitida por mosquitos contaminados que habitam esta zona.

Consulte seu veterinário sobre métodos de prevenção antes de ir e ao retornar da praia com seu cão.